XIª Estação da Via Sacra da Misericórdia.

31 01 2015

XI Estação. Jesus é crucificado.

Leitor 1.

O Homem finalmente chegou ao local da crucificação. Já estão lá dois malfeitores também condenados à morte de cruz.

Os inimigos de Jesus exultam. Será pregado na cruz. Jesus é jogado sobre a cruz. Trazem os pregos grandes, martelo. Seus braços são abertos. Começam então a pregá-lo na cruz. É hora de levantar a cruz, fixá-la na terra.

Maria olha tudo com coração de mãe e fé de discípula. Assim ficará Jesus por três horas! Não há como melhorar a posição. É uma morte cruel.

O centurião romano vê tudo com admiração. Nunca viu um condenado assim, ele não reclama, ele não blasfema, ele está sereno, apesar de tudo.

Leitor 2.

Parece que este Homem foi derrotado definitivamente. Quando nos perguntamos a respeito do sofrimento humano, ficamos perplexos. Um Deus tão bom e por outro lado o sofrimento que entra na vida de todos os homens. A resposta só pode vir da cruz. Se ele o Pai, ama tanto seu Filho, porque permite tal sofrimento? Só tem sentido no Amor. Ele, Deus, tirará um bem infinitamente maior deste mal. A redenção da humanidade veio da cruz (morte) e ressurreição de Jesus. Foi por Amor e somente por Amor que Jesus morreu na cruz, para que o homem fosse salvo, isto é, tivesse a Vida Eterna, o Céu. Tivesse a reconciliação com Deus. E mais, Jesus só poderia ser nosso modelo de vida se passasse pela cruz. Pois todo homem tem uma cruz para carregar, faz parte da condição humana a cruz, ora se ele, Jesus, não tivesse, como poderia ser exemplo de vida para o homem, para o pobre, o doente, o encarcerado, o sofredor, o humilhado?

Mais do que palavras teóricas, mais do que explicações filosóficas, Jesus entra na vida humana, passa pelo sofrimento, assim ele pode ser nosso exemplo, não por belas palavras, mas com sua vida.

Leitor 3.

Caro devoto de Jesus Misericordioso, na hora do sofrimento, olhe a cruz. É possível duvidar de Deus, de seu amor, da sua misericórdia? Se grande é o mistério do sofrimento humano, maior é a Misericórdia de Deus para com todos. Deus não permitiria o mal e o sofrimento, se não tirasse daí mesmo um bem maior. A Redenção veio da cruz. Jesus faz do sofrimento, da cruz, o instrumento e o meio pelo qual o homem é resgatado e redimido de seus pecados.

Divina Misericórdia, amor dos amores, tende misericórdia de nós.

Diga ao ler esta reflexão: Divina Misericórdia eu me consagro a Vós.

Pe. Macedo da Divina Misericórdia

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: