Xª Estação da Via Sacra da Misericórdia.

30 01 2015

Xª Estação. Jesus é despojado de suas vestes.

Leitor 1.

Lá vai o Homem! Não só acabrunhado pelo peso da cruz. O condenado passava por muitas humilhações.

O sumo sacerdote com suas vestes solenes, de festa, olha com desprezo o pobre Homem. Em sua cabeça resplandece uma como que coroa, vestes douradas.

Jesus agora passa pelo despojamento total, suas vestes são rasgadas, ele fica exposto. Era comum tal desprezo. E Jesus não faz exceção. Risos, zombarias… parece que este homem está para sempre arrasado. É impossível reabilitá-lo depois de tais acontecimentos. Como poderia Deus amar tal pessoa? Parece ter atraído toda a ira de Deus sobre si. Realmente, ele carrega todas as nossas culpas.

Rei? Ele não tem nem sequer uma veste para se cobrir. A vergonha o cobre para que não nos envergonhemos eternamente junto ao Pai.

Leitor 2.

Diz Adão no Paraíso: ouvi os teus passos e tive vergonha porque estou nu. Deus diz: Por acaso comeste da árvore da ciência do bem e do mal? ( Gn. 3, 8 – 13)

Responde Adão: A mulher que tu me deste, comeu do fruto proibido e eu também comi. Vem então o castigo: Porque fizeste isto, diz Javé, comerás o pão com o suor do teu rosto… A tua mulher dará a luz com dor.

A nudez agora causa de vergonha perante Deus. A nudez de Jesus vem reparar esta falta. Nele tem reparação, o que o pecado estragou.

A sexualidade humana, dom de Deus, tornou-se com o pecado original, fonte de problemas, pecados, sofrimento. A sexualidade agora desregrada (pelo pecado) traz inúmeros problemas. Problemas familiares, explorações, prostituição, desvios do seu verdadeiro fim.

Leitor 3.

Jesus entra nesta situação como vítima dos pecados de todas as gerações. Seu sofrimento Redentor aponta para um respeito ao corpo humano, ao amor humano, ao domínio das paixões desordenadas. Ele, que salvou prostitutas, que defendeu a mulher adúltera, agora é exposto ao desprezo popular. Seu sofrimento vem curar, limpar os traumas, as maldades em que o homem corrompido cai. Todas as situações de pecado são redimidas pelo sofrimento de Cristo.

Divina Misericórdia, descanso neste vale de lágrimas, tende misericórdia de nós.

Diga ao ler esta reflexão: Divina Misericórdia eu me consagro a Vós.

Pe. Macedo da Divina Misericórdia

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: