IXª Estação da Via Sacra da Misericórdia.

29 01 2015

IX Estação. Jesus cai pela terceira vez.

Leitor 1.

O Homem não agüenta mais ficar em pé. Já caiu duas vezes. Seu passo é pequeno e com extrema dificuldade. Mais um desnível no caminho e Jesus cai outra vez. Precisa ser ajudado para se levantar. O Homem não tem misericórdia para com ele. Ele é a própria misericórdia.

Na história da Igreja, vemos santos que caíram, antes de sua conversão, muitas vezes em pecados e faltas. Se Deus acabasse com todo aquele que pratica o mal, tão logo o praticasse quantos santos não seriam santos. A paciência de Deus dá tempo… Espera para que o pecador se converta e assim se salve.

Leitor 2.

Na parábola do joio e do trigo, os empregados querem arrancar o joio (erva daninha) logo que percebem a sua presença. Ora, joio e trigo se parecem muito quando ainda são tenros. O dono do terreno (aqui significa Deus) diz que não arranquem o joio para que não aconteça que o trigo seja arrancado, confundido com o joio. O que parece uma negligência do dono do campo, quando a impaciência humana quer destruir o pecador, Deus na sua infinita bondade e misericórdia ainda dá tempo para que este venha a se recuperar, retome o bom caminho. (Mt. 13, 24 – 30)

Deus suporta o pecador, “atura” o mal para que o homem se salve, é em atenção ao justo que ele deixa crescer joio e trigo juntos. Haverá, porém, um dia em que a separação será definitiva. Então o trigo será recolhido no celeiro e o joio queimado.

Leitor 3.

Deus odeia o pecado, mas ama o pecador, diz Santo Agostinho. Não se pode confundir o pecado com o pecador, que na sua fraqueza, comete erros, pecados. Não se pode, todavia, acolher o mal e muito menos apoiá-lo e defendê-lo. É necessário fazer uma distinção entre um e outro. Isto parece muito claro, mas na realidade, é muitas vezes confundido. O mal é, pois, combatido pela Igreja. No entanto a Misericórdia é necessária para com a pessoa humana. Não há pecado por maior que seja que Deus não perdoe. Não há também pecado que não possa ser perdoado no sacramento da Misericórdia, a confissão.

Divina Misericórdia, esperança da humanidade, tende misericórdia de nós.

Diga ao ler esta reflexão: Divina Misericórdia eu me consagro a Vós.

Pe. Macedo da Divina Misericórdia

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: