Via Sacra da Misericórdia

19 01 2015

Via Sacra da  Divina Misericórdia

1ª Estação, Jesus é condenado à morte.

Leitor 1

Toda a vida de Jesus, sua pregação foi um testemunho da Verdade e da sua missão salvadora. É claro que a verdade incomoda, traz oposição para os que não são da verdade. Já havia dito o velho profeta Simeão: este menino será causa de soerguimento e queda. Soerguimento para os que aceitam a Deus, queda para os seus inimigos. (Lc. 2, 33 – 35.)

Jesus com suas palavras santas irritou os fariseus, doutores da lei, escribas, etc. encantou os humildes, os que tinham fome e sede de verdade, de justiça.

Este homem só fez o bem, mas iria pagar caro por suas atitudes, por ser o nosso Salvador.  O preço da nossa Redenção não seria barato. Remir a humanidade com tantos pecados, misérias, é tarefa que só Jesus poderia fazê-lo.

Leitor 2

O sinédrio se reúne. Começa o julgamento do “criminoso”. Não é fácil achar pecado neste homem. É preciso recorrer a calúnias, mentiras, más interpretações. Lá se vão as acusações: este homem disse que destruiria o templo de Jerusalém e em três dias o reedificaria! Ora, o grande templo de Salomão que foram necessários quarenta anos para construí-lo! O sentido figurativo é obvio. Contudo, é usado como argumento para mostrar como este homem é perigoso!

Jesus é levado à presença de Herodes. Mais uma vez é tratado com todo desprezo.

Leitor 3

De novo Pilatos quer salvar Jesus e o coloca junto a Barrabás, um assassino, para que o povo escolha quem deve ser solto. Mas em vão! O povo grita crucifica-o! Pilatos lava as mãos e o condena. (Lc. 23, 18 – 19)

Jesus é condenado! O inocente é condenado. O homem não teve misericórdia para com Jesus. Mas Jesus é misericordioso para com o homem, todos os homens.

Não julgueis para não serdes julgados. Podemos ver e reconhecer as faltas do próximo. Contudo, não podemos julgar o seu coração, pois isso só Deus pode fazer. Não compete a nós julgar o íntimo das pessoas, isto compete unicamente a Deus.

Divina Misericórdia que cura todos os males, tende misericórdia de nós.

Diga ao ler esta reflexão: Divina Misericórdia eu me consagro a Vós.

Pe. Macedo da Divina Misericórdia

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: