Divina Misericórdia LXXXI

7 03 2014

Alegria

Alegria

Caro devoto de Jesus Misericordioso, “até agora nada pedistes em meu nome. Pedi e recebereis, para que vossa alegria seja completa.” (Jo. 16, 24)

Jesus fala aqui em alegria e em muitos outros lugares ele fala da alegria. Evangelho significa boa notícia. Algo que traz alegria. Contudo muitas vezes o evangelho é transmitido de tal forma que de alegria não tem nada, antes pelo contrário, só tem peso e muitas ameaças. O Papa Francisco tem falado que o evangelho deveria trazer alegria e esperança. Não se pode esquecer que a Palavra de Deus é exigente sim, traz renúncias, contudo despida de toda boa nova, não passa de um peso que nada tem de libertador. Quando transformado desta forma negativa, é algo oposto ao evangelho.

Vemos que até mesmo nos mártires do cristianismo, havia uma certa alegria que lhes dava coragem para enfrentar o martírio sem que se sentissem infelizes.

Não se pode confundir uma alegria passageira, ou euforia transitória, o que ocorre por mil motivos independentes de fé, com uma alegria consolidada na fé, e que pode resistir mesmo aos sofrimentos desta vida. O mesmo pode acontecer com uma pessoa que tem fé e cai numa depressão, que não significa falta de fé, mas um estado de espírito que requer um tratamento tanto quanto ocorre com qualquer outra doença. Ninguém pensará que por pegar uma gripe, tal pessoa não tem fé. O mesmo acontece com os estados de ânimo psicológicos e que requerem, como qualquer doença, um tratamento. Temos motivo de ter uma alegria sólida, baseada em Cristo, isto não significa uma euforia, já esta pode ser motivada por várias razões não ligadas a motivos espirituais.

Diga ao ler esta reflexão: Divina Misericórdia eu me consagro a Vós.
Pe. Macedo da Divina Misericórdia

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: